Nos últimos meses do ano, as pessoas tendem a comprar mais, devido às diferentes datas sazonais que ocorrem nessa época. Por isso, as marcas devem ficar atentas para aproveitarem o período. De acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR), a intenção de compra dos brasileiros cresceu 2,44% para o terceiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, segundo a empresa Tendências Consultoria, as vendas no comércio devem crescer 2,4% em outubro, novembro e dezembro deste ano.
Assim, levando em consideração os dados e o sucesso das últimas edições da Black Friday, os varejistas já devem criar estratégias e definir metas para aumentarem as vendas e fidelizarem clientes. Pensando nisso, foram listadas dicas de especialistas para ajudar os lojistas a alcançarem os objetivos.
Monitorar o comportamento do público-alvo
Os varejistas precisam acompanhar os passos do público-alvo que querem atingir na Black Friday a fim de criarem estratégias assertivas para terem bons resultados na data. “A palavra-chave neste contexto é dados, ou seja, as empresas precisam investir em tecnologia para que obtenham insights sobre o comportamento das pessoas e assim, definam melhor as metas a serem alcançadas. O uso de data analytics, data science e inteligência artificial são alguns dos elementos primordiais para guiarem os negócios, demonstrando onde consumidores estão e o que estão buscando”, explica Armindo Sgorlon, CEO da SGA TI em Nuvem, empresa especializada em soluções de tecnologia em nuvem, modernização de dados e cibersegurança.
Treinar o time levando em consideração as metas
Estudos constantes são essenciais para que vendedores cresçam profissionalmente e conquistem melhores resultados. “Para que objetivos estipulados sejam alcançados, especialistas em vendas precisam participar de treinamentos a fim de conhecerem melhor as metas e entenderem como podem criar assertivas estratégias para alcançá-las. Neste contexto, portanto, líderes têm a missão de contribuir com conhecimento direcionado”, diz Fábio Oliveira, CEO da SalesFarm, primeira plataforma que terceiriza a força de vendas por meio de um software e que tem como objetivo conectar empreendedores a vendedores.
Entender o consumidor
Para Mateus Magno, CEO da Samba Digital, empresa da Sambatech focada em transformação digital, entender o público é um dos pontos principais para conseguir atingi-lo e, consequentemente, bater as metas de venda. “Do pequeno ao grande varejista, todos estão tentando se destacar no mercado e ganhar vantagem competitiva. É importante utilizar todas as ferramentas tecnológicas para tentar compreender quais são os desejos dos consumidores no momento e de que forma será possível atender suas demandas quando a Black Friday de fato chegar”, analisa.
Ampliar as formas de pagamento
Aceitar formas de pagamento diversificadas é uma das estratégias mais importantes para garantir conversões na Black Friday. Afinal, após atrair o consumidor com uma promoção imperdível, é necessário que o e-commerce aceite o método de pagamento de preferência de cada cliente. “É preciso lembrar que nem sempre o consumidor terá o limite no cartão de crédito ou o dinheiro em mãos para pagar com o PIX, por exemplo. Por isso, é interessante deixarmos claro todas as possibilidades de pagamentos, seja por meio de crediários, boletos e afins. Dessa forma, as chances de perder a venda no momento da conversão, caem drasticamente”, afirma Maria Cristina Kopacek, Co-fundadora da Idez, fintech especializada em serviços financeiros para PMEs.
Investir na experiência do cliente
Com um mercado cada vez mais competitivo em que os concorrentes surgem com produtos e serviços similares, tanto em preço quanto em funcionalidade, a forma com que a marca se relaciona com o cliente é determinante para definir qual será o laço criado na relação. “Passou da época em que decidimos comprar um produto apenas pelo preço. Este fator pode entrar nos critérios, mas não é o único. O consumidor da atualidade, bombardeado por uma concorrência visceral, busca identificar marcas que realmente se preocupem com o seu perfil e resolvam seus problemas com qualidade e transparência. Quando uma marca investe na jornada de compra do cliente, além de fidelizá-lo, torna-o promotor da marca”, destaca Tomás Duarte, cofundador e CEO da Track.co, startup brasileira referência em gestão da Experiência do Cliente.
Apostar nas redes sociais
A conectividade social é o novo boca a boca do varejo e a principal responsável por conquistar a maior parte do público do e-commerce: mais da metade da receita do comércio eletrônico vem por meio dessas plataformas e 80% dos varejistas, consequentemente, utilizam as redes sociais para alavancar suas vendas, segundo um estudo da International Data Corporation (IDC). “As redes sociais estão se expandindo para trazer multifuncionalidades e oferecer mais serviços. Diante do novo consumidor, que busca agilidade, praticidade e segurança, integrar as redes sociais à sua rotina digital, transforma seus respectivos seguidores em consumidores”, aponta Jackson Araújo, COO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce.
Desenvolver uma área específica para ouvir o cliente
Nesta época do ano, é ainda mais importante abrir um espaço para a adoção de políticas capazes de focar a atenção totalmente no seu cliente. Assim, o atendimento poderá ser mais eficiente e, ainda, totalmente personalizado para o consumidor. “Por mais que o fluxo de trabalho se intensifique nesta época, manter o atendimento personalizado e identificar a peculiaridade de cada consumidor é essencial para se diferenciar no mercado. O cliente se transforma em promotor e indica para outra pessoa quando se sente respeitado durante todo o processo”, finaliza Rafael Gianesini, CEO e cofundador da Cidadania4u, startup especializada no reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa.