Ter um alto faturamento, fidelizar clientes e crescer no mercado são sempre os objetivos dos varejistas quando o assunto é a Black Friday, que neste ano acontece dia 26 de novembro. Segundo um levantamento da Offerwise, companhia que realiza pesquisas de mercado, que foi encomendado pelo Facebook, o número de pessoas que pretendem comprar algo na data este ano, será 29% maior do que em 2020, o que mostra a importância de empresas do setor já se prepararem para conquistarem ótimos resultados.
Pensando em proporcionar a melhor experiência para os consumidores, as tecnologias para o setor não param de crescer. Segundo um levantamento realizado pela Liga Ventures, plataforma pioneira na criação de mapas setoriais de startups e principal ponte para fomentar o empreendedorismo no Brasil, o país apresenta, neste momento, 374 Retail Techs, com soluções aplicadas ao varejo, que se dividem em 31 categorias de atuação, tais como Comunicação e Relacionamento com o Cliente; Criação/Personalização de E-commerce; Gerenciamento de Loja; Meios de Pagamento; Análise de Dados; entre outros.
Vários detalhes precisam ser levados em conta e por isso, ter parceiros estratégicos é o caminho para garantir que tudo sairá como o planejado durante uma das datas mais aguardadas pelos lojistas. Por isso, listamos 18 empresas que prometem ajudar varejistas a terem sucesso na data.
Showkase
A startup oferece uma plataforma que proporciona inteligência para os negócios de forma simples e integrada a todas as redes sociais e canais digitais. A plataforma da Showkase retira toda a complexidade envolvida na criação dos pequenos negócios, disponibilizando soluções que automatizam processos internos da loja e ajudam o empreendedor na jornada digital.
Outbound Sales
A Outbound Sales é uma escola digital que transforma candidatos em profissionais de vendas outbound de alta performance. Atuando com educação corporativa, a empresa tem como objetivo contribuir com todo o ecossistema de startups e empresas de tecnologia inovadora, indicando os melhores alunos treinados. A edtech oferece de forma gratuita e on-line, treinamentos técnicos e práticos a profissionais que estão em busca de emprego ou recolocação na área de vendas.
SGA TI em Nuvem
Atuando com companhias de médio e grande porte, a SGA TI em Nuvem cria soluções para desafios por meio de tecnologias que envolvem datacenter, aplicações em nuvem, ciência de dados e inteligência artificial, transformando todas as áreas de um negócio. Tem como objetivo diminuir os custos operacionais, garantir mais eficiência, reduzir os riscos e ajudar os clientes a se tornarem ainda mais competitivos, atuando sempre em conjunto com a área de tecnologia da informação. O varejo é um dos segmentos em que a startup atua.
7waves
A 7waves possui uma tecnologia própria de inteligência artificial desenvolvida para o apoio ao planejamento pessoal, auxiliando no desafio da realização do plano de vida e na conquista de objetivos. Além disso, a startup ajuda escolas com sua tecnologia para suporte metodológico na aplicação da disciplina Projeto de Vida e marcas a se conectarem com os desejos de consumo dos usuários, por meio de conteúdos personalizados, trilhas de conhecimento, quizzes e o oferecimento de oportunidades com descontos exclusivos que ajudam as pessoas na efetivação de suas conquistas e na redução da procrastinação. Recentemente, foi lançada uma loja online com produtos relacionados ao planejamento pessoal e motivação. Cursos telepresenciais focados em autoconhecimento e planejamento também são oferecidos por meio do site da plataforma.
Salesfarm
A Salesfarm é a primeira plataforma que terceiriza a força de vendas por meio de um software e tem como objetivo conectar empreendedores a vendedores, sendo a primeira plataforma de Sales as a Service do Brasil. Fundada em março de 2020, a empresa inova ao oferecer uma ferramenta completa para vendedores terem a oportunidade de garantir sua renda de forma totalmente remota, e para empreendedores que estão em busca de soluções inteligentes para capilarizar ainda mais seus negócios. Com investimentos de Alfredo Soares, Marcos Segui e Thiago Concer, a SalesFarm tem mais de sete mil vendedores em sua base.
Track
A Track é uma startup brasileira especialista em indicadores de performance da Experiência do Cliente e referência em métricas de monitoramento como Net Promoter Score (NPS), CES, CSAT, Ratings e Like/Dislike. A empresa já impactou mais de 200 milhões de consumidores e 1.500 marcas em dez países, a partir de uma plataforma completa para o gerenciamento de dados da Experiência do Cliente, além de apresentar a causa raiz dos problemas e oportunidades de crescimento em potencial.
Melhor Envio
O Melhor Envio é uma plataforma de cotação e geração de fretes que oferece condições mais competitivas para quem vende pela internet. A empresa trabalha com as principais transportadoras do país e possui mais de 40 integrações com plataformas do ecossistema do e-commerce, entre elas Loja Integrada, Wix, Amazon e muitas outras.
Getrak
A Getrak é referência internacional no desenvolvimento e fornecimento de infraestrutura para empresas de rastreamento e gestão de frotas. Sua missão é construir um mundo mais seguro, entregando uma jornada completa de rastreamento veicular e IoT. A empresa tem hoje mais de 1000 centrais de rastreamento, mais de 750 mil veículos rastreados e mais de 380 municípios ativos.
More Than Real
A More Than Real é uma startup brasileira referência global no desenvolvimento de soluções de realidade (AR) e visão computacional. Por meio dela, as marcas criam ações com tecnologias imersivas para melhorar a jornada de compra e proporcionar experiências mais inovadoras aos clientes. Com o AR, por exemplo, os usuários conseguem visualizar os produtos de forma super realista, com uma aproximação quase que física, auxiliando na decisão de compra dos produtos.
Nvoip
Fundada em 2018 pelos empreendedores Leandro Campos e Irina Campos, a Nvoip é uma startup de telecomunicações que oferece ao mercado uma plataforma de comunicação de voz, SMS e API para pequenas, médias e grandes empresas. Atualmente, a companhia tem clientes em todo território nacional e possui a maior cobertura de telefonia em nuvem do Brasil, chegando a mais de 2550 municípios no Brasil, além de mais de 70 países ao redor do mundo.
Aivo
A Aivo é uma empresa global fundada em 2012 na Argentina, especializada em soluções de inteligência artificial aplicadas ao atendimento ao cliente para o segmento empresarial. Até o momento, possui mais de 200 clientes e mais de 300 milhões de interações com usuários. Atualmente está presente em 22 países da América do Norte, América do Sul e Europa.
upLexis
A upLexis é uma empresa de tecnologia especializada na busca e estruturação de dados públicos disponíveis na web. Por meio da plataforma upMiner, é possível obter informações relevantes sobre pessoas e empresas.Para o segmento de varejo, a maior vantagem é ter detalhes sobre fornecedores, investidores e parceiros de negócios, evitando dessa maneira situações de riscos como fraudes e conflito de interesses.
PagBrasil
A PagBrasil possibilita que empresas ao redor do mundo possam oferecer soluções de pagamentos digitais otimizadas para o mercado brasileiro. Com clientes em mais de 45 países, a fintech desenvolveu a melhor infraestrutura para o mercado nacional, possibilitando uma experiência de pagamento positiva ao consumidor. Para isso, conta com soluções exclusivas como o Débito Flash™, PagBrasil Pix, e Boleto Flash®.
CRM&BONUS
A CRM&BONUS é a primeira plataforma full service de giftback do mundo. Trata-se de um software e consultoria completa de 15 módulos como a Fidelidade Autenticada, Member Get Member (MGM), Réguas de Relacionamento, Reativações em massa, Bônus B2B, NPS e outros. Com garantia de aumentar as vendas e lucro de qualquer lojista do mundo, independente do tamanho e segmento, de 5% a 20% em até três meses de uso. Por meio da ferramenta e consultoria de giftback, aplica-se campanhas de bonificação e fidelização aos clientes finais da marca.
Smartis
Acelerada no no ciclo 2020.2 do InovAtiva Brasil, a Smartis é a calculadora inteligente de precificação do pequeno varejista. Nela, o próprio varejista consegue, de forma rápida e objetiva, saber qual o preço ideal de venda de cada produto e quanto ele ganha realmente no mês, se o negócio é lucrativo ou não. Com simulações rápidas, é possível verificar o impacto que cada alteração pode gerar. Assim, ela permite a tomada de decisões estratégicas para maximizar os lucros e evitar prejuízos.
Konduto
A Konduto é um antifraude que garante segurança à operação de lojas virtuais, fintechs e meios de pagamento, combatendo a fraude em transações digitais com eficiência, aumentando taxas de conversão e maximizando o faturamento destas operações. Só em 2020 analisou o risco de mais de 244 milhões de pedidos, ajudando o e-commerce a evitar um prejuízo superior a R$ 1,3 bilhão em fraudes.
Instituto Cliente Feliz
Fundado pela empreendedora e cofundadora do ReclameAqui, Gisele Paula, o Instituto Cliente Feliz tem como objetivo aplicar soluções e metodologias para melhorar a experiência de empresas com seus clientes.
Cloudez
A Cloudez é uma empresa de Cloud Hosting que organiza e automatiza as atividades operacionais de agências e prestadores de serviços digitais, desde a hospedagem cloud até cobranças, para obter eficiência, gerar mais receita e aumentar seu diferencial junto aos clientes. A ideia surgiu da necessidade de agências digitais oferecerem mais performance para seus clientes de desenvolvimento de sites e e-commerces e economizarem tempo para focar em vender mais e melhor.