A Conversion apresentou um balanço da Black Friday 2014, que nesse ano teve sua edição no dia 28 de novembro, gerando grandes movimentações no e-commerce nacional e batendo record. Nesta edição, foi a primeira vez que o e-commerce brasileiro vendeu mais de 1 bilhão de reais em um único dia. Segundo a consultoria da Conversion, a Black Friday 2014 movimentou R$1.3 bilhão e registrou um aumento de 71% comparado a edição anterior, em 2013. As lojas que não participaram nominalmente da Black Friday registraram 31% de aumento em vendas, comparada a mesma data do ano passado.
Mas mesmo num cenário positivo, as reclamações e críticas foram muitas. O Procon-SP recebeu 527 reclamações por telefone, site e redes sociais sobre a Black Friday, num intervalo de 12h.
Os atendimentos foram registrados no plantão especial que o órgão montou para acompanhar o dia de ofertas. Os principais problemas relatados, que representam 84% do total, foram lentidão no carregamento das páginas, mudança de preço na finalização da compra e indisponibilidade do produto e serviço anunciado.
Outra grande reclamação, não registradas oficialmente, mas muito comentadas nas redes sociais, foi a respeito das lojas virtuais que “maquiaram” os descontos. Consumidores afirmam que varejistas, como Extra, manipularam os preços inicialmente para dispor um desconto falso.
Para Pedro Eugênio, fundador e CEO do Busca Descontos, o resultado do Black Friday foi “surpreendente”. Mas admite que é algo novo no Brasil, e todas as partes têm o que aprender. “O varejo viu que precisava ser mais agressivo no desconto para vender”. A propaganda era de “descontos de até 70%”, mas a média foi de 20% a 40%.
Black Friday: Qual foi o balanço deste ano?2014-12-042014-12-04https://agenciaout.com.br/wp-content/uploads/2016/11/logo_out-1.pngAgência OUT!https://agenciaout.com.br/wp-content/uploads/2014/12/Black-Friday-Qual-foi-o-balano-deste-ano-1.png200px200px
Fonte: https://agenciaout.com.br/black-friday-marketing-digital/