Pedro Eugenio: “Black Friday” gera boas vendas e mídia comemora resultados

 

Rede Extra foi notificada pelo Procon por suspeita de maquiagem de descontos

Rede Extra foi notificada pelo Procon por suspeita de maquiagem de descontos

 

Adotado no Brasil em 2010 inicialmente pelo comércio eletrônico, o “Black Friday” – maior evento de desconto do comércio varejista norte-americano – ganhou grande relevância este ano também dentro das lojas físicas nacionais. Gerou boas vendas, mas também um bocado de problemas. O Procon de São Paulo notificou uma série de empresas por suspeita de maquiagem de descontos. As empresas notificadas foram Extra (lojas física e virtual), Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Walmart, Saraiva e Fast Shop.

Pedro Eugenio, criador do portal Busca Descontos, considera-se o idealizador do “Black Friday” no comércio eletrônico brasileiro ao criar e patentear o portal BlackFriday.com e afirma ter bloqueado cerca de 500 ofertas. O portal ofereceu descontos em mais de 300 lojas. Nos primeiros minutos da promoção foram registrados 75 mil acessos simultâneos ao site, o que comprometeu a navegação em alguns momentos.

Antonio Carlos de Moura, diretor executivo comercial Folha-UOL, comemorou o fato de que os dois grandes jornais de São Paulo tiveram edições “fantásticas” no “Black Friday”. “O grande incentivador da data deste o ano passado foi o Grupo Pão de Açúcar – mais especificamente o Extra. Este cliente iniciou essa onda no ano passado e este ano investiu mais ainda para criar a data no calendário do varejo em geral. Vale lembrar a importância do meio jornal para criar mais esse clima nas vendas”, disse Moura.

De fato, o Extra, primeira rede a trazer o “Black Friday” para loja física no Brasil, em 2011, reforçou a ação este ano, cuja promoção durou 26 horas – inclusive durante a madrugada – e houve aumento de vendas seis vezes maior em toda loja, durante a madrugada, se comparada a uma sexta-feira comum. Já o Pão de Açúcar participou pela primeira vez da ação. Comparado a uma sexta-feira comum, a rede alavancou as vendas em 40%.

Americanas.com, Submarino e Shoptime participaram do “Black Friday” com ações de comunicação assinadas pela DM9Rio, em parceria com as equipes internas de criação de cada marca.

Para a Americanas.com, foi criado o “Red Friday”, anunciado em uma grande campanha em jornais como O Globo e Destak. Já o Submarino estampou no Metro uma sobrecapa, tendo como destaque o personagem “Sub”. Vinhetas na TV Shoptime e ações no site e na fan page divulgaram o “Black Friday” do canal, que contou com programação especial, completando 24 horas no ar.

A construtora Rossi participou pela primeira vez com descontos de até R$ 143 mil, em todo o Brasil, até as 23h59. Já a Chevrolet entrou oficialmente para a versão brasileira da promoção com uma mega promoção deflagrada na sexta-feira anunciada com a campanha “Celebre o seu Chevrolet”, criada pela Salles Chemistri, que fica no ar até fevereiro.

Fonte: https://propmark.com.br/mercado/black-friday-gera-boas-vendas-e-midia-comemora-resultados/

Pedro Eugenio Black Friday