Live Commerce: Estratégias dos Varejistas para Aproximar o Cliente – Mulheres no E-commerce

Com a crise mundial que vivemos, cheia de incertezas e necessidade de distanciamento físico, as empresas e pequenos varejistas já estão se reinventando. A experiência do cliente faz as empresas lançarem mão de modelos de negócios que há pouco tempo poderiam ser considerados loucura, como por exemplo, incentivar que clientes solicitem vários tamanhos do mesmo produto e, em seguida, oferecer uma maneira fácil e gratuita de devolver o que não couber. Chatbots e aplicativos móveis permitem que os varejistas online facilitem a comunicação com o cliente. A Inteligência Artificial permite o fornecimento de recomendações personalizadas baseada no histórico de cliques de um usuário.

Vemos a adaptação de grandes redes típicas de praça de alimentação lutando para manter a clientela, levando suas operações para as ruas.

Na China, já é possível encontrar pequenas operações do McDonalds, Starbucks, KFC e Pizza Hut funcionando nas ruas, como uma forma de levar seus produtos aos consumidores, sem que eles tenham que ficar em um ambiente fechado e aglomerado para o consumo.

Como o Live Commerce, loja 360° e realidade aumentada estão transformando a experiência do cliente.

Criar uma experiência altamente encantadora, combinando físico e todas as possibilidades que o digital oferece, se mantém como um desafio ao fazer compras no mundo digital. Na China, encontramos uma nova forma de fundir o varejo online com a experiência de compra “ao vivo” como uma forma de aproximar os consumidores de uma experiência mais pessoal utilizando o Live Commerce, que é um novo termo usado para descrever a combinação de streaming vídeo e e-commerce e promete revolucionar a indústria varejista e os hábitos de consumo.

Embora tenha emergido na China em 2014 e virado uma febre por lá, apenas recentemente essa nova forma de interagir tem sido discutida por varejistas no Brasil. O Live Commerce pode ser utilizado para demonstrar um produto ao vivo, capacitar cliente na utilização de um produto ou serviço, permitir que usuários interajam a partir de transmissões ao vivo. Atividades que até então estavam vinculadas aos influenciadores digitais e redes de TV focadas em venda de produtos estão, aos poucos, sendo incorporadas pelas empresas. Os funcionários habilitados a atender os clientes no balcão da loja, estendem seus conhecimentos ao vivo para quem quiser interagir online, permitindo o bate-papo em tempo real e compras facilitadas online para elevar a interação humana e criar novas formas de experiências de compra.

Com Alibaba Live Streaming, por exemplo, é possível verificar um incremento nas vendas em tempo real, enquanto os vídeos “ao vivo” são realizados. Austin Jiaqi Li, um crítico de beleza experimenta 300 batons por dia e conseguiu vender 15 mil batons em 15 minutos em diferentes plataformas de comércio eletrônico pouco depois de uma de suas transmissões.

O Tmall.com (antigo Taobao Mall), é um marketplace operado na China pelo Alibaba Group e em seu festival anual apresentou no desfile o “Veja agora, compre agora”, permitindo uma interação ao vivo com pessoas que não podiam estar presencialmente, permitindo a encomenda de produtos diretamente da pista, enquanto o desfile das grandes marcas acontecia, tanto para as pessoas presentes quantos para as que estavam 100% online.

Desde 2015 a China e a Coréia do Sul já estão revolucionando a forma de interação online, impulsionadas por um público que consome e interage em mercados online. Nos Estados Unidos, a Amazon lançou o Amazon Live em 2019 onde é…

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