Com a chegada do segundo semestre, o varejo intensifica a preparação para as datas sazonais em que há aumento da comercialização, como a Black Friday. Somente ano passado, segundo a Neotrust, empresa de dados e inteligência sobre o e-commerce brasileiro, o faturamento do setor com a data foi de R$ 5,4 bilhões. O levantamento foi produzido a partir do total de compras online de quinta-feira, até às 23h59 de sexta-feira, em 2021.
Assim, levando em consideração que negócios estão se organizando para terem ainda mais sucesso na Black Friday desse ano, Fábio Oliveira, CEO da SalesFarm, listou seis temas que os profissionais de vendas devem estudar para aprimorarem conhecimentos e consequentemente, aumentarem os lucros, principalmente na data. A startup é a primeira plataforma que terceiriza a força de vendas por meio de um software e que tem como objetivo conectar empreendedores a vendedores. A SalesFarm possui o Academy, ferramenta que disponibiliza conteúdos gratuitos da área de vendas e com certificados.
Gestão de tempo -Diversas vezes, vendedores sentem que 24 horas não são suficientes para realizarem todas as atividades necessárias e por isso, principalmente com a aproximação da Black Friday, precisam aprender como administrar melhor o tempo. “A data exige muita agilidade e assertividade, e por isso, é fundamental que profissionais conheçam técnicas de como serem mais produtivos, fazendo mais em menos tempo”, afirma o CEO da SalesFarm.
Ferramentas do Google -De acordo com Fábio, o Google é indispensável nos dias de hoje, sendo utilizado para solucionar dúvidas, encontrar informações, entre outros. Porém, há diversos profissionais que não aproveitam todas as ferramentas gratuitas que oferece. “Os vendedores precisam mergulhar em todas as possibilidades para aprimorarem as atividades do dia a dia. Por isso, devem utilizar o maior número de ferramentas para agirem de maneira mais estratégica e fidelizar mais clientes”, diz.
Postura em videoconferências -Em um cenário cada vez mais digital, o uso de videoconferências se tornou frequente e por isso, especialistas em vendas precisam saber como devem se comportar nestas situações. “Obter dicas de iluminação, som, vídeos e postura são essenciais para que o atendimento aos clientes e prospects seja assertivo. Não adianta negócios terem grandes soluções se as mensagens sobre estas não for bem transmitidas, inclusive durante a Black Friday, momento em que o setor se encontra mais enérgico e a concorrência mais acirrada”, explica o CEO da SalesFarm.
Inteligência comercial -Para Fábio, conquistar novos clientes exige conhecimento e estratégia e por isso, profissionais devem mergulhar no universo da inteligência comercial. “Especialistas devem conhecer ferramentas, portais e soluções para realizarem buscas mais ágeis e assertivas a fim de conquistarem consumidores e assim, ganharem vantagem competitiva no mercado. Com certeza a inteligência comercial é um tópico indispensável na atualidade e que permitirá que pessoas que atuam em vendas, atinjam um público maior durante a data sazonal”, informa.
Mentalidade vendedora –Conhecer técnicas e habilidades que vendedores podem adaptar para utilizarem dentro de qualquer processo, é fundamental. “O poder da mentalidade vendedora é um tema transformador, contribuindo para profissionais serem verdadeiramente produtivos. Mergulhando neste tópico é possível otimizar os processos do dia a dia e os da Black Friday”, declara o CEO da SalesFarm.
Trilha do conhecimento -Segundo Fábio, independentemente do cargo, um vendedor precisa ter um conhecimento completo sobre o papel que possui e por isso, precisa participar de uma trilha de conhecimento, em que tenha uma apresentação dos mais diversos aspectos que envolvem o trabalho. “Seja um SDR, BDR ou Closer da área de inside sales, todos precisam ter a clara compreensão dos termos utilizados no segmento, os processos que envolvem o setor, o que nunca se deve fazer, entre outros. Este é o caminho para que tenham uma excelente performance em todas as situações”, finaliza.