Provavelmente não precisamos falar sobre o sucesso da Black Friday no mercado brasileiro, pois você já está familiarizado com as altas promoções e o grande aumento de consumo nesta data do ano.
A grande questão neste momento é: com a Black Friday logo aí, o seu e-commerce está preparado para aproveitar ao máximo desta data? Como estão as suas estratégias de divulgação? E a logística?
Todas essas questões são muito importantes quando pensamos no sucesso de vendas na Black Friday. Para não ficar para trás neste momento, veja quais são as principais dicas para vender mais!
Como está o seu e-commerce?
Algo que você deve sempre ter em mente é que o seu e-commerce deve funcionar como uma grande vitrine para a sua marca. Mas o que exatamente isso significa? Confira algumas dessas dicas e você com certeza terá mais sucesso nas suas vendas.
- Dê atenção redobrada às fotos
O seu cliente, a não ser que tenha ido a alguma loja física, não tem ideia de como é o seu produto. Por isso, apostar em fotos e imagens bem produzidas, que dêem a ele a real dimensão e ideia do que é o produto e como pode ajudá-lo é essencial.
Aposte nas diferentes cores dos produtos, nas diferentes maneiras que ele pode ser utilizado. Mas tome cuidado com as propagandas enganosas e em apresentar soluções às quais o seu produto não corresponde.
- Uma boa descrição é essencial
Acompanhada das fotos, deve ter uma boa descrição sobre o produto. Isso vai desde as dimensões, como o tamanho, até as suas características principais e materiais que são feitos.
Isso dá uma maior dimensão à realidade do produto, deixando de ser algo apenas virtual e passando para o físico – mesmo que, por enquanto, seja apenas através de ideias. O importante é que o seu cliente sinta a necessidade em comprá-lo, por isso, ofereça as possíveis situações de uso e até mesmo como o produto pode melhorar a vida daquele que o comprar.
- Estoque
Quando pensamos no período como a Black Friday, a nossa ideia é sempre vender mais. Entretanto, é importante estar atento às questões de logística. Imagine vender mais produtos do que, de fato, você tem no estoque? Isso pode se apresentar como um grande problema para toda a imagem da marca.
Além disso, outras questões de logísticas devem entrar neste momento, como a questão de fretes e envios. Atualmente, ninguém quer comprar algo na Black Friday e esperar semanas até que o produto chegue.
Vivemos em um mundo cada vez mais imediatista, em que a maioria das compras são feitas no impulso. Por isso, dar prazos reais de entrega e que, de preferência, sejam rápidos, pode ser um grande diferencial.
- Atenção ao servidor
Imagine o site do seu e-commerce, no auge da sexta-feira mais famosa do ano, simplesmente cai? Quais são as perdas que poderão ser sentidas nesse momento? Muitas, não é mesmo?
Por isso, ter um bom servidor, que esteja preparado para o aumento nos acessos durante este dia é fundamental para que você não deixe de perder nenhum negócio. O que nos leva ao próximo ponto.
- Monitoramento constante
Muitos se enganam ao imaginar que na Black Friday você deve apenas colocar os seus produtos expostos – como em uma vitrine – e então o seu trabalho está concluído.
Pelo contrário, para manter o bom funcionamento de tudo, é necessário estar em constante monitoramento, não apenas das páginas de serviços e produtos, mas também das redes sociais e o que as pessoas estão falando.
- Métodos de pagamento
Quando falamos sobre Black Friday é constante o número de pessoas que pensam nas fraudes que vêm ocorrendo nos últimos anos, em diferentes instâncias. Por isso, ter um método seguro de pagamento pode ser definitivo para o seu usuário finalizar a compra ou não.
Como divulgar o seu e-commerce?
O nosso mundo já é digital. Por isso, para alcançar cada vez mais pessoas, é importante que você pense também em apostar em estratégias digitais para lançar os seus produtos, divulgar as suas promoções e atrair cada vez mais clientes em potencial para o seu e-commerce.
Sendo assim, apostar nas mídias digitais pode alavancar ainda mais as suas vendas. O ideal é começar a apresentar os principais produtos que estarão em promoção e quais vão ser os descontos disponíveis algumas semanas antes, para que o público já se familiarize com a marca e, principalmente, esteja preparada para comprar em seu e-commerce.
Além disso, uma boa comunicação visual pode fazer toda a diferença, até mesmo no momento da compra. Banners chamativos, posts com boas promoções, imagens visuais do produto… A equipe de Marketing e de criação deve trabalhar em conjunto para vir com as melhores ideias e estratégias para esse momento!
Não se esqueça: a Black Friday é uma ótima oportunidade de aumentar as suas vendas e trazer bons resultados para a sua empresa, não para ser um momento de dor de cabeça. Então, crie boas estratégias para que tudo funcione adequadamente e você possa aproveitar ao máximo essa data!