Pedro Eugenio: Sua empresa está pronta para o Black Friday?

A última pesquisa feita pelo Google afirma que apenas 9% dos brasileiros não pretendem comprar nada na próxima Black Friday (Novembro de 2018).

A expectativa do mercado é movimentar R$ 2,4 bilhões nessa próxima edição. Sua empresa não vai ficar de fora dessa data, certo?

Consolidada como a data mais importante do e-commerce brasileiro, é importante entender que a concorrência é gigantesca nesse período. Para conseguir aproveitar ao máximo essa oportunidade, é preciso planejar ações estruturadas e inovadoras.

 

Existe uma receita para planejar a ação perfeita na Black Friday?

Como todas as ações de Marketing e Vendas, tudo depende do seu produto. Esse foi um assuntos bastante discutidos na última Expo Digitalks, especialmente no Painel “Como se Preparar para a Black Friday”, formado por Pedro Eugenio, CEO da Eugen.Digital e idealizador da Black Friday no Brasil), André Pazera (Planejamento da NewBlue) e Denis Casita (CEO da Performa Web).

André Pazera defendeu a estratégia por tipo de produto: “Se for um produto mais comoditizado, como computadores, pode fazer mais próximo da data. Mas se o consumidor precisa conhecer e aprender mais sobre como funciona e os benefícios do seu produto, aí é recomendado começar a ação bem antes”.

Denis Casita comentou sobre a grande concorrência nas mídias na data exata: “É importante que se faça boas ações de captação de leads antes da Black Friday, para não depende exclusivamente do CPC (Custo por Clique) das mídias pagas”.

Durante o Painel, Pedro Eugênio citou uma informação importantíssima: 60% dos consumidores que compraram na Black Friday voltaram a comprar no Natal!

Ou seja, no mês seguinte eles já geram faturamento para a empresa novamente. Para Eugênio, “o foco deve ser a capacidade de fazer a segunda venda”, até por conta da margem baixa que normalmente é aplicada na Black Friday.

O Black Friday é uma data importante para todas as empresas?

Para nós, da Trammit, essa é uma data crucial para praticamente todos os segmentos. Ela deve estar no planejamento anual de marketing como um dos grandes destaques, e, se a empresa for um e-commerce, como a data mais importante do ano.

“O brasileiro ainda tem medo de ser enganado pela famosa Black Fraude*, então o consumo pela internet é acelerado pela agilidade de pesquisa e compradores de preços, como Zoom e Buscapé”.

Vale ressaltar que a data é vantajosa não só para lojas que fazem muitas promoções, mas também para aquela que tem bastante cuidado na política de descontos. É uma data única, que permite promoções super agressivas, sem prejuízo ao posicionamento da marca.

Por exemplo, uma empresa de produtos luxuosos não pode fazer cupons e liquidações com frequência, pois desvalorizaria aos poucos o conceito de exclusividade e glamour da marca. Mas, nessa data, ela pode fazer uma liquidação forte, sem parecer desespero de vendas, mas mostrando que participa do Black Friday e dá descontos reais!

*Black Fraude: Nome pejorativo que os brasileiros falam quando querem insinuar que algumas promoções são enganosas.

O tamanho da Black Friday no Brasil

Para concluir, seguem alguns números bem interessantes, que comprovam o crescimento e solidificação do evento no país. Definitivamente, não tem mais como não tratar essa data com muito, mas muito carinho!

 

 

Fonte dos dados acima: O Google divulgou no dia 13/08/2018 uma pesquisa sobre como os consumidores brasileiros se comportam em relação à Black Friday. A pesquisa foi realizada pela Provokers, e ouviu 1.500 consumidores online, de 18 a 54 anos, das classes A, B e C, de todas as regiões do país, ao longo de julho de 2018.

Fonte: https://trammit.com/sua-empresa-esta-pronta-para-o-black-friday/

Pedro Eugenio Black Friday