Não tem quem já não tenha ouvido falar da Black Friday, seja por polêmicas causadas pelas fraudes relatadas, ou seja pelas oportunidades de negócios gerados. O dia de grandes descontos, a Black Friday, é um verdadeiro sucesso!
A famosa Black Friday surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1896. Objetivo dos idealizadores da data era criar um período em que fosse estimulado o comércio para reverter os prejuízos dos lojistas que eram acumulados durante o ano.
Já no Brasil, a Black Friday passou a existir no país em 2010. A ideia de ter uma Black Friday foi trazida pelo publicitário Pedro Eugênio, para que o comércio brasileiro tivesse a mesma movimentação que o mercado americano tem com a data.
No último ano (2018) de Black Friday no Brasil o comércio eletrônico atingiu R$ 2,6 bilhões com a data, alta de 23% em relação a 2017, segundo a Ebit/Nielsen (empresa global de mensuração e análise de dados). Esse é um dado bastante positivo e só reforça que a Black Friday, mesmo com os problemas de fraude que a assolam, tem alcançado muito sucesso no país.
Percebendo o sucesso que ação realizada no mês de novembro vem alcançando, e também as outras datas de sucesso comercial, como o Natal, páscoa, dia das mães e namorados, etc. O Governo brasileiro viu uma oportunidade nos meses que não tinham datas comemorativas. Percebeu-se que no mês de setembro precisava ter um estímulo maior para o consumidor brasileiro e por isso foi desenvolvida a “Black Friday brasileira”.
Denominada Semana do Brasil, a data pretende dar um “gás” ao comércio, turismo e varejo no mês de setembro. Projeto criado pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República) teve o varejo americano como inspiração, já que usa-se feriados nacionais históricos americanos para estímulo de promoções e desconto no comércio.
A Semana do Brasil segue a mesma linha das datas comerciais dos americanos, se apropriando de uma data festiva para promover o estímulo do comércio e também do patriotismo. No dia 07 de setembro comemoramos a Independência do Brasil, uma data de grande relevância para nós brasileiros, porém de baixo estímulo comercial, por isso esse é o mês escolhido pelo Governo Federal para ser realizada a primeira Semana do Brasil.
O período da ação da Semana do Brasil acontece entre 6 e 15 de setembro e as empresas que querem fazer parte devem realizar um cadastro no site http://www.brasil.gov.br/semanadobrasil/.
O que você achou dessa ação, acredita que o seu negócio pode ser beneficiado com a Semana do Brasil também?
Para você se preparar para a Semana do Brasil, nós preparamos vários cases de ações realizadas por grandes marcas para promover seu negócio em datas que possui apelo comercial, como o caso da Black Friday e também da Semana do Brasil. Acesse nosso post 3 Cases de Sucesso: Ações de Marketing Para Datas Comerciais e use como inspiração para promover o seu negócio na Semana do Brasil.