25/11/2013 16h33 – Atualizado em 25/11/2013 16h33
São Paulo, novembro de 2013 – Nesta sexta-feira (29), acontece a quarta edição do Black Friday Brasil – www.blackfriday.com.br – ação que reúne por 24 horas ofertas de produtos e serviços com descontos. O evento é organizado pelo Busca Descontos – maior portal de cupom de desconto grátis do Brasil. As ofertas das 120 lojas virtuais participantes estarão disponíveis a partir da 0h do dia 29 de novembro no site oficial da ação: www.blackfriday.com.br.
Participam do Black Friday Brasil empresas como Netshoes, Walmart.com.br, Magazine Luiza, Cia. Hering, Coca Cola Clothing, RiHappy, TAM, Americanas.com, entre outras.
A previsão do portal Busca Descontos é de que as vendas online na data gerem R$ 340 milhões, o que representa um crescimento de mais de 50% em relação ao Black Friday de 2012, quando foram vendidos R$ 217 milhões, segundo a ClearSale – empresa especializada em soluções para autenticação de vendas no e-commerce. De acordo com a previsão do portal, mais de 850 mil pedidos de compra devem ser realizados no dia 29 de novembro.
“Realizamos parcerias com renomadas empresas do comércio eletrônico para promover um melhor Black Friday, com verdadeiros descontos para o consumidor. A ação deve quebrar o recorde de vendas online em um único dia no Brasil.”, afirma Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos e idealizador da data no país.
O site oficial do Black Friday – www.blackfriday.com.br – reunirá cerca de 6 mil produtos e serviços com descontos. Eletrônicos, informática, celulares, eletrodomésticos, games, moda e acessórios devem ser as categorias mais procuradas pelos consumidores. A ação de 2013 também terá ofertas em segmentos como saúde e beleza, petshop, passagens aéreas, brinquedos, casa e decoração, instrumentos musicais, fitness, viagens, livros e revistas, produtos automotivos, entre outras.
O Black Friday Brasil é inspirado na tradicional data do varejo americano, que ocorre todos os anos em novembro, logo após o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças). A fim de limpar os estoques para as festas do final de ano, sair do vermelho e chegar ao preto (de onde vem o nome), lojas abrem as portas durante as 24 horas do dia e oferecem promoções. No Brasil, o Black Friday existe desde 2010, por uma iniciativa do portal Busca Descontos – www.buscadescontos.com.br.
Cuidados
Para fazer bons negócios, o consumidor deve se atentar para alguns detalhes importantes. De acordo com Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos e idealizador do Black Friday no Brasil, a principal recomendação é acessar o site oficial do Black Friday – www.blackfriday.com.br – onde todos os produtos e serviços disponíveis passam por um filtro rigoroso, para que sejam publicadas somente boas ofertas ao consumidor.
Eugenio também recomenda ao usuário evitar os períodos de pico de acesso, que acontecem entre a 0h e 2h e 12h e 14h; além de preparar uma lista dos produtos desejados e comparar preços de diferentes lojas antes de comprar.
Uma pesquisa do Busca Descontos realizada com 5.129 e-consumidores aponta que 79% das pessoas pretendem fazer alguma compra no Black Friday Brasil 2013.
Novidades
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em trabalho conjunto com o portal Busca Descontos, criou um Código de Ética para o Black Friday 2013. As lojas virtuais que aderirem ao texto se comprometem a anunciarem ofertas reais na ação. Caso a empresa não cumpra o acordo, a mesma poderá sofrer suspensões.
As ofertas das lojas que aderiram ao Código de Ética serão identificadas com o ”Selo Black Friday Legal”, que indica a credibilidade das promoções. Caso a empresa não cumpra com o acordo, a mesma poderá sofrer suspensões. O código de ética está disponível no site: http://camara-e.net/blackfriday/.
Outro parceiro do Busca Descontos para no Black Friday é o Instituto Sieve – especializado em inteligência de precificação no comércio eletrônico e que será responsável pela identificação da veracidade das ofertas do site oficial. Já o site ReclameAqui, vai ceder um canal exclusivo para o usuário que quiser denunciar ou reclamar sobre as ofertas do Black Friday Brasil 2013.
O que as lojas preparam
Netshoes
A Netshoes disponibilizará mais de mil produtos com descontos para o Black Friday, contemplando todas as categorias esportivas da loja, como running, futebol, casual, basquete, bike, entre outras. Na edição do ano passado, a empresa registrou aumento de 300% no número de acessos à loja (quando comparado à média das últimas quatro sextas-feiras que antecederam a ação). “Já que a aquisição de novos clientes é um dos objetivos desta ação, a experiência impecável de compra é fator determinante para garantir que eles voltem a comprar conosco”, afirma Renato Mendes, gerente de marca e assuntos corporativos da Netshoes. A loja participa do Black Friday Brasil desde a primeira edição.
Magazine Luiza
A Magazine Luiza terá ofertas em todas as categorias do site, com um grande mix de produtos. “Montamos uma operação especial de retaguarda, que envolverá diversas áreas importantes da empresa, tais como, atendimento a clientes, operações, logística e T.I. Todas estão preparadas para receber e dar vazão a demanda de todos os clientes”, conta Ilca Sierra – Gerente Geral de Marketing E-commerce da Magazine Luiza.
Lojasmm.com
A Lojasmm.com prepara cerca de 60 ofertas com descontos agressivos, com destaque para as categorias de informática, móveis, eletrônicos e principalmente celulares. “Esperamos superar todos os recordes da história da loja em um dia, mas a nossa maior preocupação em relação ao Black Friday é realizar uma campanha de qualidade, atendendo as necessidades e expectativas dos clientes em relação a preços, descontos e serviço”, afirma Bruno França, Gestor de Marketing Digital Lojasmm.com.
Cia. Hering
Participante da ação pelo segundo ano consecutivo, a Cia. Hering também aposta em um aumento de vendas no dia 29 de novembro. “Os consumidores podem esperar descontos reais em nossos produtos. Buscaremos manter uma capacidade de estoque que possibilite atender estes consumidores, bem como preparar nossa infraestrutura para suportar o tráfego esperado para a data.”, afirma Rubem Razões, gerente operacional de e-commerce da Cia. Hering.
Rakuten
O shopping virtual Rakuten espera que as vendas no dia…