Pedro Eugenio: Black Friday deve movimentar até R$ 1,2 bilhão

Nas 24 horas do próximo dia 28 de novembro, o e-commerce brasileiro deverá movimentar um total de R$ 1,2 bilhão com vendas de produtos com descontos de até 70%. Trata-se do Black Friday, data que se tornou uma das mais importantes do comércio eletrônico brasileiro. Caso a projeção se confirme, haverá crescimento de 56% sobre o evento realizado em 2013. A informação é da E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico. No ano passado, a “sexta-feira negra” movimentou R$ 770 milhões.
O diretor executivo na E-bit, Pedro Guasti, explica que é difícil saber quantas lojas do comércio eletrônico aderem à data, mas estima que 250 tenham participado no ano passado. No Black Friday organizado pelo site Busca Descontos, 35 lojas do grande varejo deverão participar este ano. De acordo com o CEO do serviço, Pedro Eugênio, 96% dos internautas usuários do serviço entrevistados afirmaram que pretendem fazer compras na data, contra 42% em 2013. As ofertas mais procuradas deverão estar nas categorias de eletrônicos, informática, telefonia e eletrodomésticos.
Para Guasti, a data já se consolidou no calendário do e-commerce brasileiro. Prova disso é o recorde batido do ano passado, de R$ 770 milhões em vendas com crescimento de 217% sobre 2012, quando o faturamento foi de R$ 243,8 milhões. “A data ocasionou a antecipação das vendas do período de Natal”, afirma o diretor da E-bit. Segundo ele, nos anos anteriores, o pico de vendas do Natal no comércio eletrônico ocorria entre os dias 10 e 12 de dezembro, mas em 2012, aconteceu no Black Friday.
Na visão do CEO do Busca Descontos, a confiança do consumidor na data vem aumentando. “Os consumidores viram que o Black Friday é legal e têm interesse em comprar para antecipar as compras de Natal. O que é mais bacana é que, dos entrevistados da pesquisa que fizemos, 90% disseram que indicariam o Black Friday para um amigo”, comemora.

Reclamações
A proporção de reclamações relacionadas às compras realizadas na data, segundo Eugênio, vem diminuindo. Na edição do Black Friday de 2012, as lojas virtuais faturaram R$ 217 milhões e receberam cerca de 8 mil reclamações. Já em 2013, o faturamento cresceu 95%, mas foram registradas 8,5 mil queixas. Isto, na opinião de Eugênio, representa uma evolução.
Guasti, da E-bit, lembra que a maioria das reclamações recebidas no ano passado tinha ligação com o mau funcionamento dos sites, que enfrentaram um grande volume de acessos em um só dia. Diferentemente de 2012, quando as queixas estavam relacionadas principalmente a ofertas enganosas.
Nesta edição do Black Friday, empresas participantes interessadas poderão usar o selo “Black Friday Legal”, afirma Pedro Eugênio. O selo foi criado pelo Busca Descontos com a Câmara e-net para sinalizar as empresas que se comprometem a disponibilizar ofertas realmente vantajosas. A lista das empresas que já aderiram pode ser conferida no site do Black Friday: www.blackfriday.com.br/legal.

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Fonte: https://www.folhadelondrina.com.br/economia/black-friday-deve-movimentar-ate-r-12-bilhao-899759.html

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