Comércio eletrônico E-commerce Varejo online (Foto: Shutterstock)
Com apenas três anos de vida, os números do Black Friday brasileiro já surpreendem. Na segunda edição, em 2011, foram 50 varejistas e R$ 100 milhões em vendas (um crescimento de 88% em relação ao mesmo dia de 2010), com tíquete médio de R$ 425 (esse montante é de R$ 350 em dias comuns, de acordo com a e-Bit).
A terceira edição, que acontece nesta sexta-feira (23/11), deve superar a previsão inicial de chegar a 300 participantes, segundo Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos, que organiza o evento. A projeção é atingir um faturamento de R$ 135 milhões, valor 35% maior que o de 2011. NEGÓCIOS fez um levantamento do que será oferecido pelos grandes varejistas brasileiros, Confira.
Pernambucanas: oferecerá um cupom que garante 20% de desconto em qualquer produto de vestuário, válido apenas para amanhã, nas lojas físicas.
saiba mais
Fnac: as lojas físicas e o site venderão produtos de todas as linhas com preços até a 80% mais baixos.
Magazine Luiza: serão 3 mil itens em promoção. Os descontos vão até 60% em itens como eletrônicos, móveis e brinquedos.
Bebê Store: 2,6 mil artigos de vestuário, brinquedos, cadeirinhas e carrinhos, com descontos que chegam a 70%.
Walmart.com: o site terá mil produtos com preços até 70% mais baratos.
Ponto Frio e Casas Bahia: as promoções serão apenas online e os descontos vão até 70%.
Americanas.com, Submarino e Shoptime (B2W): Descontos de até 80%, com destaque para promoções nas lojas físicas da Americanas.
Ricardo Eletro, Insinuante, City Lar e Eletro Shopping (Máquinas de Vendas): ofertas com até 70% de desconto nos respectivos sites. Ricardo Eletro e Insinuante farão promoções em suas lojas físicas, das 6h à meia-noite.
TAM e Gol: vão oferecer passagens e pacotes de viagens, com descontos.
Netshoes: cerca de mil artigos esportivos com descontos de até 70%.
CVC: promete descontos de até R$ 1 mil para pacotes de turismo em dezembro e janeiro. A promoção já está valendo desde quarta-feira (22/11).
Dafiti: até 80% de descontos em sapatos, roupas, perfumes, acessórios e cama, mesa e banho.
Imaginarium: as lojas da rede oferecem descontos de até 60% e uma variedade de presentes por R$ 9,90.
Dicas
O Procon e os especialistas em direito digital do Patricia Peck Pinheiro Advogados, referência no assunto, listaram uma série de dicas para ajudar os consumidores ávidos pelos descontos a não se darem mal no Black Friday.
– Pesquise sobre a loja antes de comprar. Há sites que informam sobre as empresas de e-commerce que são alvo de reclamação.
– O Procon de São Paulo encaminhou denúncia ao DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania) contra 20 sites acusados de venderem produtos e não entregarem o prometido ao consumidor. A lista pode ser obtida no site do Procon.
– Procure no site a identificação da loja, como razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do email. Redobre os cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular.
– Prefira comprar em lojas conhecidas, que tenham mecanismos de segurança, Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou que possuam também estabelecimento físico, para facilitar a localização da empresa, caso ocorra algum problema. Não busque apenas o menor preço, pois há muitas lojas fantasmas na internet.
– Teste o atendimento da loja enviando um e-mail para tirar dúvidas antes de fazer a compra (se não responderem com agilidade, fique fora).
– Salve as telas de navegação no site da compra, desde a que mostra o produto e preço até a conclusão do pedido e guarde por 90 dias caso precise reclamar de algo ou venha cobrança indevida no cartão.
– Compare preços e leve a oferta mais barata para a loja de sua preferência para ver se eles cobrem a mesma.
– Não passe dados de cartão de crédito ou conta bancária por e-mail (nem para o email de SAC da loja). O site deve informar como é feita a armazenagem de dados eletrônicos do consumidor.
– Leia atentamente as políticas online publicadas no site sobre privacidade, segurança, prazo de entrega, troca de produto ou cancelamento de compra (se não tiver políticas, então nem compre no site).
– O site deve apresentar características detalhadas sobre o produto desejado.
– Instale programa de antivírus e o firewall, sistema que impede a transmissão ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados, e mantenha atualizados no computador.
– Nunca realize transações online em LAN houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.
– Não se deixe levar pelo apelo emocional da oferta e comprar itens dos quais não tem necessidade no momento. O valor pode se somar ao acúmulo de outras dívidas e tornar difícil o pagamento.