Black Friday é um termo criado pelo varejo americano para nomear ação de vendas anual, e se tornou uma nova tradição do e-commerce brasileiro. A ideia é acompanhar os americanos na quarta sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças, onde as lojas oferecem grandes descontos nos seus produtos.
Nos Estados Unidos, Black Friday é a data mais agitada do varejo no país. No dia do evento muitas lojas abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de antecedência para atrair maior número de consumidores e oferecer os menores preços. O dia também é conhecido por dar início à temporada de compras de natal.
No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2010 por iniciativa do site Busca Descontos, fundado pelo publicitário Pedro Eugênio, e ficou restrito ao comércio eletrônico. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. A Black Friday brasileira que acontecerá dia 23/11/2012, ficará concentrada nos três sites a seguir: Busca Descontos, SaveMe e Dark Friday.
No BuscaDescontos, cerca de 40 lojas – entre Walmart, Magazine Luiza, Submarino e outras – reunirão suas maiores ofertas. Para participar, você se cadastra no site com nome e e-mail e espera até sexta-feira à 0h, quando as ofertas vão ao ar. Os descontos valem para diversos produtos – eletrônicos, informática, celulares, games – mas só durante a sexta-feira. O site Busca Desconto promete preços até 70% abaixo do normal.
No SaveMe, serão mais de 15 lojas, como Ponto Frio, Dell e Apple Store, além de sites de compra coletiva, como Groupon e Peixe Urbano. Funciona do mesmo jeito: você se cadastra e recebe, por e-mail, as melhores ofertas das lojas. A promessa é de que você terá até 90% de desconto em vários produtos.
Além deles, há o Dark Friday: o site se compromete a divulgar apenas ofertas de verdade, que não usem preços inflados para oferecer descontos “absurdos”. Eles acompanham os preços reais através do site Baixou, do qual também são criadores. O Dark Friday funciona como os outros sites: cadastre-se com nome e e-mail, e receba as ofertas à 0h de sexta-feira. Serão 13 lojas participantes, entre Ponto Frio, Walmart e Americanas.
Vale também visitar as lojas individualmente. A Dell, por exemplo, oferece até R$1.000 de desconto para compras em seu site, enquanto a Apple Store – que sempre participa da Black Friday – colocará seus produtos em desconto.
Fique atento para a Cyber Monday: assim como nos EUA, a segunda-feira após a Black Friday (26 de novembro) promete um saldão de itens de tecnologia. Ano passado, sites como Submarino, Americanas, Magazine Luiza e Ponto Frio participaram da Cyber Monday brasileira, que pode se repetir este ano.
Você também deve prestar atenção se o desconto é mesmo verdadeiro. É importante saber sempre o preço real do produto, para que você não caia em algumas ciladas, como lojas que tentam passar a perna nos clientes, fingindo oferecer descontos maiores que o real ao inflar o preço “normal” dos produtos.
A terceira edição do Black Friday brasileiro deve movimentar cerca de R$ 150 milhões em vendas apenas no comércio eletrônico. Boas compras!
Fonte: Terra, Wikipedia, Isto É e MSN
Fonte: http://www.maggnificas.com.br/2012/11/black-friday.html