A Black Friday de 2019 começa no dia 29 de novembro. No Brasil, a data de venda com descontos foi instituída em 2010 e tornou-se um dia esperado o ano inteiro pelos consumidores – e também por comerciantes. Consolidada, já movimenta lojas físicas e e-commerce.
Levantamento da consultoria Ebit/Nielsen aponta que as vendas pela internet deverão crescer 18% em relação a 2018. Isso porque, a cada ano, o brasileiro tem optado por pesquisar mais e comprar em sites conhecidos.
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Nos Estados Unidos, berço da Black Friday, o evento acontece tradicionalmente no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. É considerado o maior dia de compras do ano dos americanos..
A Black Friday já foi adotada por outros países como México, Alemanha, Reino Unido, Áustria e Suíça.
‘Black Fraude’
Antes de sair às compras, seja na vitrine das lojas ou nos principais sites de comércio eletrônico, é bom pesquisar dias antes os preços.
Com o crescimento do número de vendas ano a ano, vieram também as reclamações de maquiagem de preços – o valor do produto aumenta antes da Black Friday e, consequentemente, é oferecido um desconto em que o preço cobrado era igual ou até mesmo superior ao valor não-promocional. Daí veio o apelido “Black Fraude”.
Descontos
O percentual médio de desconto concedido aos consumidores na Black Friday deste ano deve ficar em torno de 24%, segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O percentual é menor que os 29% do levantamento de 2018.
Produtos mais buscados
Segundo a ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as categorias de produtos mais procurados durante a Black Friday são: informática, celulares, eletrônicos, moda e acessórios, móveis e decoração.
Celulares e eletrônicos também aparecem no ranking do levantamento da plataforma Zoom.
Post original: https://br.financas.yahoo.com/noticias/quando-come%C3%A7a-blackfriday-brasil-112916776.html