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O mês de novembro decerto é um dos mais esperados todos os anos, devido às grandes promoções no mercado impulsionadas pela Black Friday.

A “sexta-feira negra”, tradução literal no português, começou nos Estados Unidos acontecendo na última sexta-feira de novembro, com ofertas que marcam o início das compras natalinas.

Hoje, a data se tornou popular em vários países. Contudo, outra data está ganhando popularidade: o 11.11, em que ocorre a Black Friday Chinesa.

Para quem deseja aproveitar ofertas bem como importar produtos, a versão chinesa proporciona descontos de até 70%, com várias lojas participantes e produtos de diversos departamentos.

Mais que descontos, é possível comprar e ter benefícios de cashback proporcionados por empresas parceiras.

Para saber mais como funciona basta acompanhar a leitura para entender os seguintes tópicos:

  • Black Friday da China
  • Como a data tem ganhado espaço no Brasil
  • Vantagens do cashback no 11.11
  • Lojas participantes

Black Friday da China e o Cashback no 11.11

O evento é conhecido como “Single’s Day” (Dia do Solteiro) e começou em 1993 sem intenção de oferecer promoções nas compras. Na verdade, a finalidade do evento era unir pessoas solteiras para que encontrassem um relacionamento.

No início, aconteciam shows musicais e outros tipos de eventos com entretenimento, em universidades.

A data escolhida não é à toa, pois o número 1 representa uma pessoa sozinha na China. Por isso a data 11.11 ficou perfeita para os eventos.

Com o passar do tempo, os comerciantes perceberam um grande potencial econômico nos festejos, aproveitando para trabalhar promoções antecipadas da Black Friday.

Assim, em 2012 o grupo chinês Alibaba investiu na data e as vendas aumentaram ainda mais. Inclusive, o AliExpress, conhecido marketplace de importação da China, integra o grupo.

O principal foco seria comprar presentes para si, mas também presentear outras pessoas com dinheiro em envelopes vermelhos.

Segundo a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, o evento tem crescido e em 2018 faturou cerca de US$30 bilhões, mais que o triplo do faturamento de 2009.

Já em 2019, o faturamento foi de US$39 bilhões, sendo cinco vezes maior que o faturamento da Black Friday de 2019 nos Estados Unidos.

Como a data tem ganhado espaço no Brasil?

Antes do 11.11 ser conhecida entre os brasileiros, os produtos chineses tinham seu espaço entre os consumidores.

Isso porque, aparelhos eletrônicos como smartphones, smartwatches e outros produtos eletrônicos produzidos na China têm entregado desempenho igual ou superior do que marcas mais caras, populares no Brasil.

Outros tipos de produtos, como utensílios para casa, acessórios de celulares e brinquedos já tinham importação garantida. E mesmo, muitas vezes, tendo um tempo de entrega longo, o valor fazia com que as compras valessem a pena.

Dessa forma, os brasileiros enxergam no comércio chinês uma ótima oportunidade de investimento em importações.

Lojas como a Americanas.com têm fortalecido o e-commerce com vendas de produtos da China em sua plataforma e com a oferta de descontos do dia 11, essas vendas ganharam mais popularidade.

Contudo, muitas pessoas ainda têm receio de fazer compras pela internet, sobretudo, compras internacionais, visto que há a incerteza…

http://www.agenciaoglobo.com.br/dinonews/Default.aspx?idnot=85147

Black Friday Brasil