Denise Miho Miyazaki, 24 anos, tomou uma decisão definitiva: não vai a nenhum restaurante sem antes conferir o cardápio. Vegana há quatro anos, ela se cansou de encontrar apenas salada e batata-frita como opções. “Procuro na aba menu, no Google, onde também confiro as avaliações dos clientes”, diz ela, formada em administração, que trabalha como analista de sustentabilidade. “Já que eu vou pagar para comer fora, quero ter uma experiência boa.”
Outros cuidados são verificar o perfil do restaurante no Instagram – “Prefiro assistir aos vídeos para saber como é a atmosfera do ambiente” – e usar o aplicativo HappyCow para descobrir estabelecimentos veganos e vegetarianos nas proximidades.
“No Rio, achei mais difícil encontrar opções veganas do que em São Paulo”, diz ela, que conta com o apoio de amigos para conhecer novos lugares. “A maioria não é vegano, mas eles me acolhem e me levam a lugares com boas opções.”
Assim como Denise, boa parcela dos consumidores procura conhecer a reputação e o perfil de bares e restaurantes em plataformas online antes de decidir aonde ir.
Segundo pesquisa feita pelo site de comunicação entre consumidores e empresas Reclame Aqui, em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 63% dos clientes só vão a um restaurante depois de conferir a reputação do estabelecimento em plataformas online, como o Google e o TripAdvisor, onde é possível conferir a avaliação de outros clientes.
Outros 23% decidem por indicação de amigos em grupos de mensagens, 7% por indicação em redes sociais, 4% por influenciadores e 3% por jornais. A pesquisa ouviu em agosto 400 consumidores. A margem de erro é de cinco pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Na internet, as principais informações buscadas são a opinião de quem já visitou o estabelecimento (24%) e a faixa de…
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