(foto: Leandro Couri/EM)
A Black Friday 2020 cairá no dia 27 de novembro. Portanto, ainda há cerca de 50 dias para os lojistas se prepararem. Verificar estoque, planejar as promoções e divulgar as ações para a data. O e-commerce deve estar ainda mais fortalecido nesta edição devido às restrições da pandemia.
Afinal de contas, em muitos estados brasileiros, o comércio físico ainda não voltou totalmente ao normal. Por consequência, funcionam em horário reduzido e com limitação no número de clientes para evitar aglomeração.
O fato é que além de saber quando é a Black Friday, é importante lembrar que muitos lojistas e grandes redes de marketplace fazem promoções antecipadas, como se fosse um “esquenta” para a grande data.
Mas por que a Black Friday cai na última sexta-feira de novembro? É preciso entender, primeiramente, a sua origem.
Como o termo em inglês já sugere, o movimento iniciou nos Estados Unidos. Na última quinta-feira do mês de novembro é comemorado por lá o Dia de Ação de Graças. É uma referência à gratidão dos norte-americanos pelo ano que passou.
O dia depois do feriado marca o início das compras para o Natal. O termo teria sido usado pela primeira vez na Filadélfia pela polícia local, na década de 90, devido ao movimento de pessoas nas lojas e congestionamento nas ruas.
Quando é a Black Friday nos EUA, o comércio físico ainda é requisitado
Sendo assim, quando é a Black Friday nos Estados Unidos, o comércio físico ainda é bastante requisitado. Já no Brasil, a primeira campanha, que foi realizada em 2010, foi totalmente on-line, mas depois conquistou o comércio de rua.
A ideia foi trazida pelo publicitário Pedro Eugênio, dono do site Busca Descontos, que reunia todas as promoções das lojas presentes na internet.
Na primeira edição houve a participação de 50 lojas que faturaram R$ 3 milhões. O movimento se repetiu no ano seguinte, elevando as vendas para R$ 100 milhões.
Assim, a Black Friday não parou mais de crescer. Lojas físicas também aderiram. Inicialmente, a iniciativa ainda não era conhecida de todos os brasileiros, além de ainda gerar muita rejeição devido às críticas de descontos falsos, a chamada “Black Fraude”.
Contudo, com o passar das edições e a fiscalização dos órgãos responsáveis, o número de pessoas que conhecia e confiava na promoção subiu.
Veja a evolução:
- 27% das pessoas sabiam o que era Black Friday em 2014 (pesquisa Hello Research);
- 99,5% dos consumidores…
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