A Black Friday acontece nesta sexta-feira, 27/11. O varejo online promete descontos de até 70% nos produtos. Mas não deixe de olhar se a loja tem o selo oficial. É uma garantia de compra
Criada pelo varejo dos Estados Unidos para esvaziar estoques após o Dia de Ação de Graças, a Black Friday (ou sexta-feira negra) já vem sendo realizada em vários países. No Brasil, a promoção do comércio online teve sua primeira realização em 2010 e foi marcada por denúncias de maquiagem de preços por parte do varejo a ponto de ganhar o apelido de “Black Fraude” e o slogan-piada “a metade do dobro”. Conforme denúncias de consumidores, alguns varejistas elevaram os preços para forjar descontos maiores.
Para que a data não caísse em descrédito, os organizadores vêm, ano após ano, aperfeiçoando todo o processo para fortalecer o dia de promoções. Neste ano, as lojas de e-commerce que têm o nome inscritos nas listas dos Procons “Evite estes sites” foram proibidas de participarem legalmente, mas isso não impede que elas criem suas próprias promoções atraindo consumidores, que podem ter prejuízos.
Quem quiser realmente comprar de lojas chanceladas pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e pelo portal…
Continue lendo em https://www.consumoempauta.com.br/black-friday-olhe-se-a-loja-tem-o-selo-legal/