Desde 2017, a instituição, fundada em 1978 e ligada ao Ministério da Educação, Cultura e Esportes da Espanha, passou por um profundo trabalho de estudo de marca, realizado pela agência INSANE, que visa a reconexão com suas raízes mais profundas e históricas dentro de uma lógica de busca e reencontro com seu DNA.
“Depois de 40 anos, com uma história rica e composta por milhares de pessoas, precisávamos reencontrar nossa identidade para estarmos de acordo com as evoluções do mundo. Por isso, recorremos à uma consultoria de branding que realizou um trabalho de investigação, culminando em uma nova marca, que registra o início de uma era moderna e orientada às mudanças da sociedade”, conta Lourdes Ballesteros Martín, diretora-gerente do Colégio.
Orientado pela INSANE Estratégia e Comunicação, o Colégio Miguel de Cervantes passou por uma transformação em sua identidade, como forma tangível da reconexão e atualização do seu posicionamento de marca, que representa seu novo momento. “O Cervantes tem uma estrutura de primeiro mundo e um ensino muito qualificado, além disso, a escola é referência para gerações de pessoas que passaram aqui e a marca não refletia mais isso. As pessoas mudaram, o mundo mudou, portanto, devemos resgatar as raízes da instituição e mostrar o quanto isso é importante”, explica André Luís Correa, estrategista de marca da INSANE.
O projeto
Com quatro longas e densas etapas, o trabalho se iniciou com a investigações e diagnósticos. Em mais de 100 dias de estudos e análises, foram realizadas dezenas de entrevistas em profundidade, considerando a coleta das percepções e opiniões de colaboradores, alunos, pais e comunidade sobre passado, presente e futuro. Essa etapa inicial preparou os estrategistas de marca a entenderem e se conectarem com a essência da existência do Colégio Miguel de Cervantes, resgatando o que de mais importante compôs o ímpeto da fundação do colégio.
A fase seguinte definiu a estratégia de marca e guiou a oficialização da plataforma, elencando três principais atributos que representassem a marca cervantina: Humanidade, Tradicionalismo e Visionismo. Marcas que ficarão cada vez mais evidentes na atmosfera da instituição.
Após isso, uma nova identidade e personalidade foram redesenhadas, trazendo à tona elementos que equilibrassem os valores e atributos em um caminho de preservação do contexto histórico e tradicional, com uma busca de futuro visionária tendo as pessoas no centro. Esse equilíbrio permitiu o desenvolvimento…
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