Black Friday: Como se preparar para a Black Friday: seis dicas para seu e-commerce…

A Black Friday surgiu nos EUA há algumas décadas. Embora não tenha registros oficiais, a teoria mais aceita é a de que alguns comerciantes, preocupados com o desempenho ruim dos negócios, decidiram praticar descontos agressivos para atrair clientes.

Black Friday no Brasil

No Brasil, a Black Friday chegou pelas mãos do publicitário Pedro Eugênio, do site Busca Descontos, em 2010.

A edição de 2019, que será a 10ª realizada no Brasil, acontece no dia 29 de novembro, e já conta com grande expectativa por parte do varejo – principalmente o eletrônico – e dos consumidores.

Dados da Black Friday no e-commerce

Absolutamente consolidada no cenário nacional, a Black Friday apresenta números cada vez mais expressivos. Em 2018, foram R$ 3,4 bilhões em faturamento, o que representa um aumento de 19,7% em relação a 2017.

As cinco cidades com mais faturamento foram São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba, nesta ordem. Já os segmentos de produtos com mais procura foram eletrodomésticos, celulares, eletrônicos, informática e móveis.

Por região, o Sudeste foi o que teve melhor desempenho: R$ 2,08 bilhões em faturamento. Em segundo lugar vem o Nordeste, com R$ 511,87 milhões, seguido por Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

Todos estes dados, somados às projeções de consultorias especializadas que mostram que 2019 também deve apresentar crescimento, mostram que não é exagero afirmar que a Black Friday é a maior data do e-commerce brasileiro.

Dicas para atuar na Black Friday

Se a data tem tanta relevância, nenhum varejista pode se dar ao luxo de não aproveitar a oportunidade de atrair clientes, fidelizar a base e, consequentemente, alavancar os lucros. Para que isso seja possível, algumas dicas são valiosas:

1. Análise de concorrência

As pessoas que têm intenção de compra na Black Friday esperam preços baixos, e valores desproporcionais aos praticados…


Continue lendo em https://blogbr.clear.sale/como-se-preparar-para-a-black-friday

Black Friday Brasil