O site oficial do Carrefour deixou de usar o termo “Black Friday” (6ª feira negra) para fazer alusão às ofertas desta 6ª feira (27.nov.2020). Em vez disso, a página principal traz o termo “Ofertou” para indicar que há ofertas especiais nesta data.
© Reprodução Carrefour alterou tema das ofertas nesta 6ª feira (27.nov.2020)
A mudança foi realizada após a morte de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, em uma loja da rede, em Porto Alegre. Beto, como era conhecido pelos amigos, foi morto após ser espancado por 2 seguranças terceirizados da empresa. O caso motivou protestos antirracistas em todo o Brasil, já que a vítima era 1 homem negro.
A Black Friday é uma data usada pelo comércio no Brasil para alavancar as vendas de fim de ano. Na última 6ª feira de novembro, as empresas reduzem os preços de alguns produtos, para chamar clientes. O uso desta data teve início nos Estados Unidos e foi escolhida por ser logo depois do Dia de Ação de Graças, feriado em que é comum a troca de presentes.
No Brasil, a maioria das grandes redes de varejo utiliza o termo “Black Friday”. Uma das raras exceções é a Lojas Americanas, que chama o dia de “Red Friday” (6ª feira vermelha), em alusão à cor oficial da empresa.
Em 2019, o Carrefour utilizou o termo “Black Friday” também. Neste ano, a empresa chegou a fazer posts no blog oficial, no mês de agosto, com dicas para os consumidores que quisessem aproveitar para fazer compras nesta data. A página foi excluída, mas ainda está listada no Google, como mostra a imagem abaixo.
© Reprodução Página do Carrefour que tratava sobre a Black Friday de 2020 ainda pode ser vista no Google
O Poder360 entrou em contato com o Carrefour, para que a rede explicasse o motivo de ter feito a alteração neste ano. No entanto, a empresa não havia se manifestado, até a última atualização deste texto.
Apoio à família de Beto
Em nota enviada à imprensa, o Carrefour informou que está em contato com a família de João Alberto. A empresa diz que pretende fornecer auxílio financeiro e psicológico aos parentes da vítima.
Ainda de acordo com o Carrefour, a rede passará a…