No ano passado, principalmente, apesar de algumas lojas terem vociferado aos 4 ventos que fariam o Black Friday com descontos incríveis, a maioria das pessoas não conseguiu comprar . Os motivos? Falta de acesso a sites, estoques limitados e descontos irreais!
Foi um Deus nos acuda e a falta de credibilidade tornou este dia realmente negro para muitas empresas, foi tão grande o descontentamento que foi apelidado de “Black Fraude onde os produtos custam a metade do dobro”.
Este ano, além do aumento do número de empresas participantes, muitas prometem descontos ainda maiores ou mais oportunidades.
De imobiliárias/construtoras, spas, lojas de calçados, roupas, acessórios, lojas de departamentos, operadoras de tv a cabo e de celulares até venda de dólares, várias organizações aderiram ao Black Friday Tupiniquim versão 2014.
Parece apenas um grande evento de desconto, mas na verdade para o marketing é necessário muito planejamento, corretas estratégias, recursos tecnológicos apropriados, ofertas, cumprimento dos prazos de entrega e um eficaz e excelente backstage. Claro que vender mais é o grande objetivo desta data, mas não é só pela cópia americanizada, é a necessidade de antecipar as compras de Natal, estas sim com previsões negras para este ano. Este foi um dos motivos que o Black Friday se estendeu por uma semana e não será apenas um dia, esta última sexta-feira do mês.
Porém após o aprendizado das versões passadas, o que esperamos como consumidores é que tudo corra bem, que os preços tenham descontos reais e verdadeiros, que o acesso online seja rápido e eficiente, que as compras cheguem antes do Natal de 2015 e caso necessário a empresa disponibilize o SAC 24 horas a favor do cliente!
O e-commerce representa hoje uma grande fatia do mercado de compras em todo mundo e acredito que a tendência é crescer cada vez mais. Daí a importância não apenas para um dia ou semana de ofertas, mas uma contínua e persistente preocupação com os canais online de comunicação das empresas, que volto a insistir, continuam péssimos. Não é apenas uma questão tecnológica é uma questão de pensar no seu público-alvo e cliente em primeiro lugar. O básico!
Por incrível que pareça haverá vigilância do evento. Algumas empresas como UOL, Reclame Aqui e outras estarão atentas e acompanharão os resultados da promoção. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um selo para atestar àquelas que realmente não engabelam o consumidor. Seria necessário tudo isto em um país sério?
Em 2013, conforme pesquisa do site Reclame Aqui 46% das reclamações foram por falta de produtos; 27% maquiagem de preços e 21% lentidão ou dificuldade de acessar o site das empresas….lamentável não acham? Mas a boa notícia é que as reclamações caíram 70% em comparação com a edição anterior, conforme Pedro Eugênio Toledo CEO da LeadMedia e “criador” do Black Friday no Brasil.
Resta-nos acompanhar as notícias e verificar se as empresas cumprirão com o prometido, respeitarão o consumidor, atenderão suas demandas e se eles ficarão satisfeitos.
Espero que se a promoção for negra, que seja pela origem da expressão que significa, simploriamente, vender muito!
Caso contrário corre-se o risco desta ação deixar de existir tão rápido como uma sexta-feira.
Reflita: “O que pode ser medido pode ser melhorado.” – Peter Drucker
Não deixe de ler:
http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/11/25/da-pra-confiar-na-black-friday-no-brasil-apelidada-de-black-fraude.htm
http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/11/25/de-onde-vem-o-nome-black-friday-veja-10-curiosidades-sobre-a-data.htm
http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/11/19/uol-vai-comparar-precos-para-mostrar-se-descontos-da-black-friday-sao-reais.htm
http://blog.reclameaqui.com.br/categoria/black-friday-brasil-2013/8
http://www.reclameaqui.com.br/blackfriday/
http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/11/1553101-selo-anti-fraude-da-black-friday-tem-mais-de-500-lojas-inscritas.shtml
http://www.precifica.com.br/precifica-entrevista-pedro-eugenio-toledo-criador-do-black-friday-no-brasil/
Image courtesy of Stuart Miles at FreeDigitalPhotos.net
Fonte: https://comunicaeblog.wordpress.com/2014/11/28/black-friday-pra-quem/