Descontrole financeiro, comprar escondido de familiares, desejo insaciável ligado ao consumo podem ser alguns sintomas da síndrome. Foto: Unsplash
Algumas épocas do ano ou eventos podem servir como gatilhos emocionais. Se uma pessoa que teve algum trauma ou vive em sofrimento psicológico se depara com situações específicas, pode reviver o passado ou ficar obcecada. A Black Friday que ocorre no mês de novembro pode gerar ansiedade e um sentimento irresistível de compra.
Leia também:
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizaram um levantamento revelador.
De acordo com o estudo, seis a cada dez consumidores aproveitam a oferta para fazer compras por impulso. Nem a crise econômica é capaz de freá-los. As aquisições mais realizadas são roupas, calçados e acessórios.
Tudo o que você precisa saber sobre a Black Friday.
Quando a impulsividade se torna um problema é chamada de Transtorno do Comprar Compulsivo ou oniomania. A síndrome foi descrita pela primeira vez no início do século 20 e está correlacionada aos transtornos de humor, obsessivo-compulsivo, do impulso e até alimentares.
Se você sente um desejo irresistível de…
Continue lendo em https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,black-friday-data-pode-potencializar-transtorno-do-comprar-compulsivo-entenda,70003103211