* Por Caio Colagrande
Se as previsões se confirmarem, a Black Friday de 2018 não deve ocorrer em novembro. Segundo apurou a reportagem do E-Commerce Brasil, lojistas, principalmente do varejo físico, pretendem antecipar a data para setembro, mais precisamente na segunda quinzena.
A mudança, que só aconteceria no próximo ano, viria para diminuir o impacto de vendas e margem de lucro da Black Friday sobre o Natal, uma reclamação recorrente entre varejistas. As discussões têm sido lideradas pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).
Lojistas têm percebido antecipação das compras de Natal na Black Friday. Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil
Até agora, ocorreram três encontros que reuniram entre 50 e 60 representantes de empresas, incluindo e-commerce, segundo a Alshop. Apesar de não revelar, a reportagem apurou que B2W e Via Varejo estão entre as consultadas. Também foram chamadas para a discussão a câmara-e.net, Ebit e FecomercioSP.
Nesta quarta-feira (9), Arthur Rollo, secretário da Secretaria Nacional de Consumidor, afirmou, em evento no Rio de Janeiro, que vai discutir o tema com a Alshop.
Nas reuniões realizadas até agora, foram propostos os meses de setembro ou outubro para realocar a data. A maioria optou por setembro…
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