A Black Friday já é a segunda data mais importante no varejo brasileiro, atrás apenas do Natal. Por esse motivo, lojistas de todo o país começam a preparar suas lojas com meses de antecedência. Além disso, vários consumidores optam por economizar ao longo do ano só para aproveitar ao máximo as ofertas desta ocasião.
Como já é de praxe, a Black Friday ocorrerá na quarta sexta-feira de novembro (dia 29/11), com uma grande expectativa de participação dos consumidores, e crescimento no volume de vendas e faturamento. Ao contrário do que se pensava, o evento não mudou de data nesta edição. Trabalhos como a pesquisa Thanks God It’s Black Friday, realizada pelo Google em junho de 2017, comprovam o otimismo. O estudo apresenta números e características do comportamento das pessoas durante a Black Friday em 2016.
Recentemente o Google lançou uma versão atualizada do estudo, válida para a Black Friday 2019, chamado Temporada Black Friday.
Fato 1: a Black Friday é sinônimo de desconto de verdade
Logo que foi introduzida no Brasil, a Black Friday enfrentou muito ceticismo por parte dos consumidores. Termos como Black Fraude eram constantemente utilizados em alusão à data. Mas o estudo do Google deixou claro que essa imagem já foi transformada no Brasil.
A conclusão é baseada em uma análise na qual a opinião das pessoas sobre a data foi associada com hashtags. Entre os respondentes, 55% usaram termos positivos, como #descontodeverdade. Apenas 8% citaram o termo #blackfraude e os outros 37% utilizaram expressões neutras, como #blackfriday.
O evento caiu no gosto do brasileiro e vem atraindo novos consumidores a cada ano. Espera-se que 370 mil pessoas comprem pela primeira vez online nesta edição da Black Friday. Entre os que já compram produtos online, 68% pretendem fazer alguma aquisição na próxima edição.
Fato 2: a Black Friday muda o comportamento das pessoas
O crescimento e os efeitos provocados pela Black Friday são sentidos pelo varejo de diferentes maneiras. O estudo do Google indica que as vendas nos estabelecimentos físicos, por exemplo, crescem 3,5 vezes na sexta-feira de ofertas em relação às outras sextas-feiras do ano.
Dados do aplicativo de navegação Waze indicam um salto de 68% nas viagens que tinham lojas físicas como destino final na data da Black Friday. As categorias com o maior fluxo de visitas no período foram Lojas de Departamento (salto de 143%), Móveis e Decoração (+106%) e Livrarias (+88%).
A busca por palavras-chave na rede de pesquisa do Google também aumenta significativamente no mês de novembro. Em 2016, itens como Chromecast (+213%), fralda (+183%), colchão (+183%), whisky (+166%) e powerbank (+159%) apresentaram o maior índice de crescimento na variação de buscas do Google.
Tudo isso gera resultado financeiro. Em 2017, a Black Friday movimentou R$ 2,1 bilhões no e-commerce – alta de 10,3% em relação a 2016. Conforme o Ebit, as categorias de produtos com maior volume de vendas foram as seguintes:
- Eletrodomésticos (16%)
- Moda e acessórios (12%)
- Telefonia / Celulares (12%)
- Perfumaria e cosméticos /…
Fonte: https://blog.ogbrindes.com.br/black-friday-2019-5-fatos-que-talvez-voce-ainda-nao-saiba/