Pedro Eugenio: Varejo on-line faz ‘Black Friday’ no Brasil nesta sexta, dia 25

50 varejistas da internet farão promoções por 24 horas nesta sexta. Para Pro Teste, é importante pesquisar preço para garantir desconto real. Começou à 0h desta sexta-feira (25 de novembro) e dura até a 0h do sábado (26) a versão brasileira da Black Friday, realizada pelo segundo ano consecutivo por lojas na internet e em alguns estabelecimentos físicos. Na ação, inspirada na tradicional data americana, as lojas prometem oferecer grandes descontos, por 24 horas. Este ano, mais de 50 varejistas prometem descontos de até 90%, de acordo com o organizador do evento, o site Busca Descontos. A expectativa da organização é a de alcançar R$ 15 milhões em vendas, ante os R$ 3 milhões registrados na edição passada! Na internet, participarão da promoção conjunta as lojas virtuais Americanas.com, Submarino, Shoptime, Comprafácil, Dafiti, Dell, Magazine Luiza, Saraiva, Fnac, Apple, Extra, Ponto Frio, Nokia e Walmart. No Extra, as promoções acontecerão também nas lojas físicas. O QUE É A ‘BLACK FRIDAY’ NOS EUA NO BRASIL QUANDO: Sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças Desde 2010, na mesma data da americana. DURAÇÃO: 24 horas (da 0h à 0h) 24h (da 0h à 0h, mas não é regra) ONDE: Internet e lojas físicas Mais de 50 lojas virtuais – o Extra terá descontos nas lojas físicas RECEITA EM 2010 US$ 648 milhões (quase R$ 1,2 bilhão) R$ 3 milhõe Haverá descontos em produtos como brinquedos, vestuário, calçados, eletrônicos e eletrodomésticos. A advogada Maria Inês Dolci, da associação de defesa do consumidor Pro Teste, alerta: é preciso pesquisar antes de comprar, para ver se o desconto realmente vale a pena. “É preciso ter ideia do preço antes da promoção. Às vezes no meio [das ofertas] entram produtos que têm pouco desconto, pouca vantagem”, avalia. Como participar A maior parte das ofertas da promoção estará no site Busca Descontos, mas não é regra: alguns participantes poderão “guardar” descontos exclusivos para os sites de suas próprias marcas. Todos os produtos com descontos estarão disponíveis nas lojas virtuais das redes varejistas. O cadastramento no site Busca Descontos, segundo o organizador, não é obrigatório para ver as ofertas. Devem se cadastrar somente os interessados em participar de sorteios promovidos pelo site. CUIDADOS PARA NÃO ERRAR NA COMPRA PESQUISE PREÇOS E MODELOS Evite comprar por impulso, verifique a garantia, o modelo e se o preço e a forma de pagamento dos produtos realmente valem a pena. VERIFIQUE SE A LOJA É SEGURA Procure a identificação da loja: razão social, CNPJ, endereço, telefone, email e a segurança da página na internet AVALIE O PRODUTO Analise a descrição do produto, compare com outras marcas, visite a página do fabricante para confirmar funções e certifique-se que ele supre sua necessidade NA WEB, ESCOLHA UMA SENHA SEGURA Evite senhas que já são utilizadas em outros sites, datas de aniversário, sequências numéricas ou alfabéticas PRAZO E TAXA DE ENTREGA A data e o período de entrega devem ser especificados. Verifique o valor do frete e a política de troca e devolução dos produtos GUARDE COMPROVANTES Imprima e guarde todos os documentos que demonstrem a compra e confirmação do pedido FONTE: Busca Descontos; Procon e Pro Teste Vendas pela internet De acordo com Pedro Eugênio, diretor do Busca Descontos, cada loja entra com a quantidade de ofertas que quiser. “Se cada loja entrar com no mínimo 20, 30 produtos, teremos 2.000 ofertas”. De acordo com Eugênio, há, ainda, a possibilidade de novas lojas aderirem aos descontos na própria sexta-feira. Ainda incipiente no Brasil, a Black Friday é tradicional nos EUA, onde acontece na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças, a fim de limpar os estoques para as festas do final de ano. Na versão americana, a data é marcada por grandes filas nas lojas e megapromoções. Os descontos promovidos pelo varejo americano no último ‘Black Friday’, em 26 de novembro do ano passado, geraram US$ 648 milhões (quase R$ 1,2 bilhão) em vendas on-line nos Estados Unidos, diz o Busca Descontos, com base em dados da consultoria ComScore. O QUE AS LOJAS PROMETEM PARA A BLACK FRIDAY BRASILEIRA Walmart Brasil O diretor de marketing e-commerce do Walmart Brasil, Roberto Wajnsztok de Oliveira, afirmou que os descontos da rede chegarão a 70% em mais de 200 produtos. Shoptime Promoções de até 50% em seu site e frete grátis para produtos específicos. Além disso, o Shoptime vai oferecer 10% de desconto nas compras com boleto bancário ou débito online pra compras acima de R$ 99,00. Entre os destaques do site estão uma TV 32″ LCD com preço 45% mais baixo, ofertas de 10% em kits de cama e notebooks com R$ 400 de desconto. Americanas.com e Lojas Americanas A loja virtual Americanas.com prepara ofertas com até 80% de desconto, como um condicionador de ar split 7.000 BTUs, por R$ 499,00 e notebook Positivo com Intel® Core i3, por R$ 999,00, além de ofertas de tablets. A Lojas Americanas (físicas) deram outro nome para a promoção: “Red Friday”. Entre as ofertas, a rede anuncia Monitor TV LED 25” Full HD LG, de R$ 799,00 por R$ 699,00, Notebook DUALCORE 2GB 320HD WIN7 Toshiba, de R$ 1.099,00 por R$ 999,00. Submarino O Submarino, marca da B2W, terá descontos de até 80%. Extra Um dos poucos a estender a promoção do site também para as lojas físicas, os hipermercados e supermercados da marca no país abrirão suas portas às 4h desta sexta-feira. A rede promete descontos de até 70% nas seções de eletro, têxtil, bazar, além de itens sazonais de Natal. Fnac A Fnac promete oferecer descontos de 10% a 80% em ao menos 100 produtos como livros, CDs, DVDs, áudio, vídeo, telefonia, fotografia e informática. Dafiti A Dafiti oferecerá descontos de até 70% em mais de 2.000 produtos como calçados, roupas e acessórios, explica o gerente Vitor…

Fonte: https://r-rianelli.blogspot.com/2011/11/varejo-on-line-faz-black-friday-no.html

Pedro Eugenio Black Friday