RIO – Dia 28 de novembro, próxima sexta-feira, é a data do Black Friday, efeméride do comércio adotada no Brasil em 2010. A origem é a ação de vendas anual realizada nos EUA pelo varejo na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças.
Economia
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Só que a data começou a gerar desconfiança em muitos consumidores on-line brasileiros, em função do alto número de reclamações, tornando-se fonte de dor de cabeça, tanto para quem vende quanto para quem pretende comprar pela internet.
Somente no ano passado, o site Reclame Aqui teve mais de 8,5 mil reclamações sobre a Black Friday nacional. As queixas foram várias, mas a maioria teve a ver com deficiências de infraestrutura nos sites das lojas on-line.
— A maior parte dos clientes fecha suas compras na noite da sexta-feira, gerando um tráfego intenso para os sites — diz Marcelo Salhab, engenheiro de computação e diretor executivo da Vialink, empresa especializada em infraestrutura, sistemas e governança em tecnologia da informação. — Os problemas comuns nesse…
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