Com a Black Friday chegando, muitas empresas já começam a pensar em estratégias para alavancar o seu negócio e vender mais. Com o mundo online em alta, uma boa maneira de se comunicar com os seus clientes é através da junção da Black Friday com E-mail Marketing.
Afinal, esse promete ser um grande ano para os varejistas e empresas que possuem nas vendas online o seu maior público. Mas como implementar essas estratégias e ser bem-sucedido?
O primeiro passo é planejar este evento com antecedência, deixando o seu consumidor preparado para lembrar da sua empresa, dos produtos e das ofertas no momento de fechar negócio.
E então, vamos descobrir as principais estratégias para vender mais na Black Friday com E-mail Marketing? Continue a leitura!
Qual a importância do E-mail Marketing para vender mais?
O isolamento social e a quarentena acabaram impulsionando as vendas online. Por isso, encontrar as estratégias para chegar ao seu público através das mídias digitais tornou-se tão importante neste momento.
E aqui falamos sobre a importância do E-mail Marketing para essas estratégias digitais. Apesar da importância de posts orgânicos e até mesmo os patrocinados, o e-mail ainda é uma forma essencial de comunicação com o seu público.
Vender mais, principalmente quando estamos falando da Black Friday, é o que toda empresa busca. Por isso, criar um bom planejamento estratégico para esse momento pode fazer toda a diferença nos seus negócios!
Principais estratégias para vender mais!
Agora vamos pensar nas principais estratégias que podem ser utilizadas para vender mais através do E-mail Marketing e, principalmente, como colocá-las em ação!
- Tenha uma base de leads
O primeiro passo e um dos mais importantes é ter uma boa base de leads, ou seja, os contatos de seus clientes em potencial. Para isso, você deve preparar a sua base de e-mails para a data.
Caso a sua empresa ainda não tenha uma boa base de leads, é importante fazer a sua captação. Como? Através da produção de conteúdos ricos, como informativos, e-books, webinars e vídeos que sejam de interesse do seu público – e, claro, que tenham a ver com os seus produtos!
Se você já tem uma boa carteira de clientes, então a comunicação e estratégia deve ser pensada para o momento correto em que o seu lead se encontra no funil de vendas, tornando esta etapa mais assertiva através do E-mail Marketing.
- Faça um bom planejamento de promoções e descontos
As pessoas já estão esperando receber descontos e promoções que sejam interessantes, por conta do sucesso que tem sido a Black Friday nos últimos anos. Além disso, você deve pensar que os seus concorrentes também estão criando estratégias para esse momento.
Por isso, prepare cupons ou até mesmo kits com diferentes produtos para que essas promoções sejam surpreendentes para o seu público. Também não esqueça de usar gatilhos mentais importantes, como o da escassez e da urgência, que podem fazer toda a diferença na hora de montar o seu E-mail Marketing.
- Envie as ofertas antes
Uma vez que todos já estão esperando essa data, é importante se antecipar e enviar algumas das promoções, ou até mesmo lembretes da Black Friday antes da data, para que o seu público já esteja preparado para o que vem a seguir!
É por esse motivo que ressaltamos a importância do planejamento prévio, uma vez que você consegue trabalhar a sua base de leads com o E-mail Marketing nos meses anteriores à Black Friday, trazendo já a antecipação do cliente para o momento da compra.
- Crie bons conteúdos
Neste momento, devemos falar da criação do E-mail Marketing como um todo. Isso envolve o copywriting, com os devidos gatilhos mentais que devem ser utilizados, assim como um design que seja inovador e agradável.
O que isso significa? Criar um conteúdo que tenha todas as informações necessárias, evitando deixar o seu cliente com dúvidas, mas que seja bem distribuído e objetivo, chamando a atenção para a proposta que você tem a apresentar.
Sendo assim, atente-se aos seguintes detalhes na produção do E-mail Marketing:
- Hierarquia das informações;
- Linguagem clara e objetiva;
- Imagens de boa qualidade;
- CTAs chamativos.
Qualquer estratégia de E-mail Marketing envolve o texto e as imagens. Ainda assim, o e-mail é uma ferramenta ser lido, por isso você deve tomar cuidado com os excessos de imagens – principalmente porque isso pode prejudicar a leitura e a experiência do usuário.
- Pós-evento com E-mail Marketing
Você provavelmente já está familiarizado com isso, mas é sempre importante lembrar: a sua comunicação com o cliente não deve ser encerrada uma vez que as compras foram feitas.
Pelo contrário, o pós-venda é essencial para qualquer empresa, principalmente quando pensamos na fidelização.
Além disso, muitas empresas estão preparadas para vender mais na Black Friday, o que implica em grandes estoques. Caso algum produto não venda a quantidade que você esperava, é possível aproveitar ainda o fim de semana dessa data para criar novas promoções.
Boas vendas!
Agora que você já sabe como criar um bom planejamento estratégico para vender mais na Black Friday através do E-mail Marketing, é o momento de colocar a mão na massa! Afinal, estamos falando sobre uma data que vai impactar diretamente no seu orçamento do fim do ano.
Você ainda pode aproveitá-la para aumentar a sua cartela de clientes, para fidelizar os antigos e proporcionar um novo caminho de crescimento para a sua empresa!
Também vale lembrar que, como já ocorreu quando o evento chegou ao Brasil, você deve evitar as más práticas, como o conhecido “metade do dobro”. Afinal, isso pode impactar negativamente na sua marca e na forma que as pessoas encaram a sua empresa.
No mais, é o momento de aproveitar a Black Friday que está chegando e usar essas dicas para alavancar as suas vendas. Bons negócios!